Sobre o blog

APRESENTAÇÃO: Os sistemas de comunicação novos, novíssimos, incluem o blog Na Zaga e Nas Artes como uma de suas ferramentas, existindo desde 2011 no PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) – UFRJ coordenado por Heloísa Buarque de Hollanda, deixando fluir as mais diversas formas e caminhos de comunicação (Maffesoli, O Mistério da Conjunção, 2005). A perspectiva interdisciplinar dos enfoques das categorias futebol-artes traz à luz as relações que estabelecem configurando-as no qu e seja o jogo. A esse respeito, o livro Profissão Artista (Zoladz, e Alii. Aeroplano Editora FAPERJ) é esclarecedor. A noção de jogo que perpassa o tempo todo o que se mostra no blog em seus mais de 40 posts digitados é aplicada na ótica de Anne Cauquelin. Diz ela que que a categoria em questão é considerada no ato de jogar: “O jogo não existe em si”. Não é algo fechado e se transforma na medida em que é jogado. Ou seja, o jogador e o jogo se interconectam, inseparáveis um do outro. O que direciona a discussão do que seja um artista e as artes na ótica das artes multifárias (Zoladz. Z Cultural. http://www.pacc.ufrj.br). Com isso, os temas que compõem e dão forma ao blog são centrados no que se entende por identidade, identificação, como antenas do que se discute na linha de Pesquisa Estudos Culturais no PACC nos quais o processo de transição, como quer Denilson Lopes (No Coração do Mundo, Editora Rocco, 201; ver também DUVIGNAUD, Jean. l’anomie, éditions anthropos, 1973) cabe como uma luva como motor do que se tem, do que se dá no futebol, nas artes e no jogo vistos no Brasil e no mundo contemporâneo. É bem verdade que o futebol como celebração da felicidade, da alegria, tem hoje ingredientes da violência no jogo, nos estádios e em seus arredores.

Interessa e muito examinar a força criadora do blog como manifestação humana, como quer Pie rre Levy (deixou isso no meu facebook). É o que o blog vem demonstrando ao deixar de lado considerações preconceituosas do que sejam as ferramentas contemporâneas. Ao abrir as janelas para as artes visuais, as artes populares, a literatura, a arquitetura, o urbanismo e todas as manifestações criativas que lhe são afins têm vez e voz no blog individuamente ou como expressão institucional no Brasil e no exterior.

OBJETIVOS: O que se quer alcançar é a compreensão das categorias delimitadas como campos de estudo, ou seja, futebol, artes, jogo nos seus detalhes, no cotidiano presentificad os em seus conflitos, fortemente indicados por David Scott (Refashioning Futures: criticism after postcoloniality. Princeton University Press, 1999. Trad. Liv Sovik). O autor escapa de uma abordagem em que se ignora as tensões advindas da diversidade, do pluralismo como é o caso do Brasil. A sociologia compreensiva de G. Simmel, M. Maffesoli (textos por mim traduzidos e editados na Z Cultural) e a Escola Francesa de Sociologia, bem como Gilberto Freyre, trazem contribuições valiosas para o que se quer estudar com o blog Na Zaga e Nas Artes. O que ficou bem claro desde o seu início com os posts inaugurais da autoria de Cristiane Costa nos quais não foram esquecidas as conexões do indivíduo (subjetividade) acopladas ao coletivo (cultura), como diz Roy Wagner (A Invenção da Cultura) do ponto de vista interior dela e o que está ao seu redor, i.e. o que lhe é exterior.

Esse enfoque analítico foi mostrado na Journée Guyauu programada pelo Ceaq-Sorbonne da qual recebi convite para participar. Ali apresentei (Paris, 19/06/12) a comunicação Guyau et le virtuel, focando as expressões duráveis das ideias desse pensador (Sec XIX) ao ser aplicada ao blog Na Zaga e Nas Artes. Há portanto um leque de possibilidades para o blog nos seus relacionamentos institucionais no Brasil e no exterior como pode ser constat ado no post Hermandad Popular de autoria dos filósofos uruguaios Marcelo Falcón e Apolline Torregrosa Laborie e também na imagem da autoria de Matyeu Duvignaud (arquiteto e paisagista vice-coordenador de paisagismo e áreas verdes da cidade de Evreux-França).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s